O que é Marketing Rural e como fazer no seu negócio

Rural Marketing Agência de Marketing Rural: Como aplicar o Marketing rural no agronegócio

Marketing Rural é uma estratégia geral que envolve um conjunto de processos e ações utilizados para identificar necessidades de mercado, criar soluções, evidenciar, divulgar e gerar valor em produtos e serviços agropecuários em toda a cadeia do agronegócio desde o produtor até o consumidor final.

Muitas atividades podem ser listadas neste processo como: Planejamento de produção, tecnologia, cultivo, colheita, armazenamento, transporte, processamento, embalagem, distribuição, branding, comunicação, propaganda, publicidade, comercialização, entrega e relacionamento com o cliente.

Planejamento de Produção é marketing rural?

Tudo pode ser marketing se houver comunicação! A qualidade da semente escolhida para produção, até mesmo a alimentação do gado pode ser apresentada como um diferencial, inclusive o cuidado do produtor em selecionar estes insumos durante o planejamento. Então sim, é marketing rural!

Podemos ilustrar isto com o exemplo do crescente mercado de orgânicos que para a certificação dos produtos proíbe a utilização de defensivos e fertilizantes químicos. Então para a produção de queijo e leite orgânico certificado, as vacas do rebanho precisam se alimentar com pastagem orgânica e não utilizar antibióticos e hormônios de crescimento. Neste caso em uma estratégia de marketing rural se apresenta e vende ao cliente a responsabilidade social de participar de um grupo de consumo ecológico, sustentabilidade econômica, bem estar animal, qualidade do produto e o mais importante, a saúde do consumidor. O Consumidor compra um produto mais saudável, que não agride o meio ambiente nem quem o produz.

O Marketing no Agronegócio é a arte de planejar todas as etapas do processo de vendas e a finalidade do marketing rural é prover valor para o produtor, para o produto e para o cliente. Isso consequentemente gera valor e mais lucratividade para toda a cadeia envolvida.

Entenda alguns termos dentro do Marketing Rural:

O que é Propaganda rural?

Propaganda deriva do latim “propagare” que em português equivale à propagar. Significa o ato de difundir, divulgar e multiplicar algo através das suas melhores qualidades visando influenciar um comportamento em um público-alvo.

A propaganda rural é a propaganda direcionada para divulgação de empresas do meio rural no próprio agronegócio ou do meio rural para o cliente final. Isto é feito através de estudos de segmento do agronegócio e aplicado à comunicação através de fotografias, vídeos, design de peças gráficas impressas ou online como folders, cartazes e sites, publicidade, etc.. Tudo dentro do contexto de uma estratégia de marketing rural.

O que é Publicidade rural?

Publicidade deriva do latim “publicus”, quem em português equivale a público, de tornar algo público.
A publicidade é feita exclusivamente através de mídia paga como televisão, rádio, revistas, jornais e internet. No contexto da publicidade rural é o ato de anúnciar em mídia especializada do meio rural, com uma revista, site ou canal de segmento.

A publicidade é uma ferramenta da propaganda e o marketing é pai de ambos.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é também conhecido como venda de duas etapas ou Inbound Marketing, onde gratuitamente e sem compromisso se provê algo valioso para o cliente, normalmente isso é feito através de conteúdos relevantes e de qualidade que realmente o ajudem, para que posteriormente a venda ou contratação ocorra de forma natural. Esse método consiste em proporcionar conhecimento, experiências positivas e mostrar a expertise no assunto, criando um relacionamento de valor e confiança.

Por exemplo: Uma cabanha ou haras que cria cavalos e quer fazer marketing rural de conteúdo pode ensinar através de posts, vídeos ou um ebook quais são os alimentos que ingeridos pelo cavalo provocarão cólica, quais são tóxicos e quais que podem ser oferecidos livremente. Essa ação de marketing rural é educativa, gera valor no cliente que é transformado positivamente pela informação e também valor na marca que passa a ser percebida como algo de qualidade, conquistando a confiança no cliente.

O que é gerar valor para um produto / empresa rural?

É agregar e evidenciar qualidades que o diferencie dos demais.
Podemos ilustrar isto com o exemplo do café que dificilmente é comercializado cru para o consumidor final.
Uma forma de agregar valor ao café é torrar o grão, outra forma é moer, e outra forma é colocar isto
dentro de uma embalagem com uma marca que ateste a qualidade de origem e seleção dos grãos juntamente com uma fotografia que irresistivelmente desperte o desejo de beber café.

Estes processamentos transformaram uma commodity em diferentes produtos de valor agregado. Puro marketing rural.

O que é gerar valor para o cliente?

É o benefício ou a transformação que um produto, serviço, marca ou informação causam.
Valor não é preço, preço é o que se paga. Um artigo lido gratuitamente na internet pode ser incomparavelmente mais valioso do que um livro que foi comprado na loja.

Também existe o valor sentimental que é aquele baseado nas emoções geradas por uma marca, produto ou serviço. Tem gente que só compra trator de uma marca específica porque o pai ou avô utilizavam
e isto está enraizado nas suas memórias afetivas de infância.

O que é gerar valor para o produtor rural.

É consolida-lo como uma marca que marque e posiciona-lo como um Expert no mercado.

O que é Marca e Branding Rural?

Marca é o logotipo, um simbolo que permite identificar e sentir algo sobre uma empresa ou produto imediatamente.

Branding está diretamente ligado à reputação. É como a marca é percebida, é o que o cliente sente quando pensa ou tem contato com tudo em relação à sua marca produto ou serviço.

Gestão de Branding ou gestão de marca são estratégias de comunicação para ajudar à construir esta percepção sensorial dos sentidos do cliente através de cores, imagens, design, fotografia, linguagem, videos, embalagem, ponto de venda, relacionamento, pós venda, redes sociais e claro, um bom produto. Por isso uma boa gestão de branding é contínua, está sempre evoluindo juntamente com as tecnologias e ferramentas. Os esforços em Branding geram reputação e até mesmo a redução de investimento em propaganda e publicidade, quando a marca passa a se vender sozinha.

Quem pode fazer Marketing Rural?

Qualquer empresa ou produto segmentado dentro do agronegócio. Fazendas, haras, cabanhas, agropecuárias, produtores, agricultores, consultoria, venda de tratores, veterinária, etc.

A Rural Marketing – Comunicação para Agronegócios

é uma agência Expert em ajudar produtores rurais e empresas do agronegócio à se posicionarem estrategicamente no mercado através de ações de marketing, branding e propaganda sob medida para cada tipo e tamanho de negócio.



Marketing Rural

 

 

Felipe Marques

É fundador da Rural Marketing, fotógrafo, designer gráfico e produtor orgânico. Estudou no Núcleo de Agronegócios da ESPM em Porto Alegre/RS e trabalha ajudando produtores e empresas rurais a se posicionarem no mercado.

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