Uma cerca virtual é uma linha invisível na paisagem que pode ser criada em um mapa digital usando tecnologia GPS.
A tecnologia Austriaca da NQ Dry Topics gerencia o pastoreio do gado atrás de um limite de uma “cerca virtual” que foi definido via GPS, utilizando sinais auditivos e elétricos, em vez de cercas físicas.
Testes pré-ensaio estão sendo realizados para garantir que a tecnologia esteja funcionando e para familiarizar a equipe do projeto e um pequeno rebanho de gado com o sistema, assegurando que tudo esteja funcionando corretamente antes do início do ensaio nos próximos meses.
Um passo importante é garantir que a tecnologia tenha impactos mínimos no comportamento e bem-estar do gado, enquanto os contenha efetivamente em uma área prescrita. O gado precisa aprender a interagir com uma cerca virtual.
O primeiro teste foi concluído em novembro de 2023 e envolveu um pequeno rebanho de 50 cabeças para ver como o gado interagia com a cerca virtual. Desde então, uma série de programas de testes e treinamentos continuaram a avaliar a tecnologia antes que o ensaio fosse ampliado.
Isso incluiu observar como eles respondiam aos estímulos auditivos e elétricos dos colares.
Uma vez que um animal reconhece que o sinal sonoro indica o limite, é semelhante aos princípios de uma cerca elétrica normal, exceto que há uma barreira auditiva em vez de uma barreira visual ou física. Colares produzem um sinal elétrico para um animal se ele estiver muito perto da linha da cerca virtual.
O teste inicial mostrou que o gado aprendeu rapidamente a interagir com a cerca virtual – após várias interações, ao longo de um dia ou dois.
Quatro tipos diferentes de colares de pescoço estão sendo testados em 70 cabeças de gado para garantir que os tipos de colar mais adequados sejam identificados para uso a longo prazo, durante a vida do ensaio de cinco anos.
Este pré-teste está oferecendo uma nova oportunidade para treinar o gado no sistema de cercas virtuais e permitir observações adicionais sobre o comportamento do gado.
Esta captura de tela mostra oito cabeças de gado do rebanho de 50 enquanto testam a cerca virtual. A linha laranja indica a cerca virtual e está contendo com sucesso o rebanho. Os símbolos auditivos laranja claro indicam que o gado individual está ouvindo um sinal sonoro quando se aproxima demais da cerca.
Esta captura de tela mostra um animal entrando no pasto cercado virtualmente. Ao longo de cerca de 12 horas, ele testou repetidamente a ‘cerca’, recebendo sinais auditivos seguidos por um pulso. Na terceira tentativa, ele se afastou da cerca após aprender que o sinal sonoro levava a um pulso da cerca invisível.
Usando a nova ferramenta Os usos potenciais da cerca virtual são muitos e variados:
- Movimentação de gado para alocações de pastagem precisas e automatizadas;
- Exclusão temporária ou permanente de gado de locais específicos; e
- Gerenciamento de vários grupos de gado.
Essas aplicações podem contribuir positivamente para a sustentabilidade e lucratividade da indústria de carne bovina do norte, ao:
- Melhorar a saúde do gado por meio de uma nutrição baseada em pastagem melhor controlada;
- Aumentar a produtividade e a eficiência dos animais ao controlar o movimento do gado a um nível sub-rebanho;
- Otimizar a quantidade e a qualidade da base de alimentação produzida em casa sem aumento dos insumos;
- Contribuir para a gestão ambiental por meio da exclusão do gado de cursos d’água e áreas sensíveis.